Seguros Unimed e Neoprospecta se unem na prevenção de riscos hospitalares

Cerca de 100 mil pessoas morrem no Brasil, anualmente, vítimas de infecções contraídas em hospitais e clínicas. Os números têm aumentado em decorrência do aparecimento de novas bactérias resistentes aos antibióticos. A melhor forma para reduzir o impacto das infecções hospitalares é a prevenção, por meio de informação e educação.

Visando assegurar as boas práticas em estabelecimentos de saúde pelo país, a Seguros Unimed, especialista em soluções para o setor, além das cooperativas, anuncia parceria com a Neoprospecta, startup de biotecnologia. 

Os clientes que possuem o seguro de Responsabilidade Civil Profissional da Seguradora, passam a contar com uma consultoria para prevenção de riscos de infecções em suas dependências. A Neoprospecta possui uma plataforma, a Neobiome HealthCare, voltada à vigilância e análises de surtos de bactérias. Com ela, são traçados diagnósticos, realizadas análises do DNA de fungos de bactérias, e mapeados riscos de contaminação. 

“A contratação de um seguro de responsabilidade civil é de suma importância para afortalecer a governança clínica e as boas práticas de segurança do paciente. A parceria com a Neoprospecta vem a agregar na gestão de riscos dos hospitais, clínicas (médicas e odontológicas), laboratórios e consultórios”, disse o diretor de Finanças,   Administração, Técnico e Legal da Seguros Unimed, Adelson Severino Chagas, responsável pelo segmento de Ramos Elementares.

Mais informações sobre o seguro de responsabilidade civil profissional, disponível nas modalidades Individual, Coletivo e Instituições, podem ser acessadas no site da Companhia.

Saiba mais como funciona a plataforma nesse vídeo explicativo.

Sobre a Neoprospecta Microbiome Technologies

A Neoprospecta é uma startup de biotecnologia, com sede no polo tecnológico de Florianópolis. A empresa possui uma tecnologia inovadora, que permite a utilização de sequenciamento de DNA em larga escala para analisar e identificar micro-organismos e mecanismos de resistência aos antimicrobianos. A Neoprospecta também desenvolveu um sistema de software que, conjuntamente com as informações do sequenciamento do DNA presente nos ambientes hospitalares, profissionais da saúde e pacientes, auxilia as instituições de saúde no monitoramentos dos microrganismos causadores de IRAS, permitindo seu rastreamento, a prevenção, além do controle de surtos.

 

Luiz Fernando Oliveira é economista, diretor de negócios e um dos fundadores da Neoprospecta.