A instrução normativa nº 20, de 21 de Outubro de 2016, estabelece o controle e o monitoramento de Salmonella nos estabelecimentos avícolas comerciais e de abate, registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A presença de Salmonella em frigoríficos aviários tem aumentado, e esse é um problema que representa desafios não só no processamento, mas em toda a operação de segurança alimentar para a produção de aves.

Como uma das principais causas de infecção entérica, a Salmonella se tornou uma séria ameaça à saúde pública. Capaz de colonizar múltiplos órgãos, sem dar sinais clínicos em aves comerciais, mas causando contaminação de ovos e carne de frango (Gast, 2013), a Salmonella é também causadora da Salmonelose, doença complexa e difícil de gerenciar devido a três razões principais.

  • Problemas relacionados ao processo de produção de aves;
  • Gerenciamento inadequado do produto da cadeia de frio;
  • Práticas de manuseio e preparação de alimentos (Mead et al., 2010; FDA, 2018).

 

Quais os impactos da Salmonella na indústria avícola?

O principal motivo para o controle de Salmonella na indústria avícola é a segurança alimentar. A presença da bactéria pode causar doenças transmitidas por alimentos, além do impacto negativo na saúde pública. Outro fator importante é a resistência microbiana que ela possui. Além disso, a presença de Salmonella causa restrições para importação e exportação de frangos e ovos. E mais: ela afeta a saúde dos frangos. (Mead et al., 2010).

Com a pouca quantidade de antimicrobianos disponíveis para o tratamento de aves comerciais, a situação da indústria agrícola fica cada vez mais preocupante, e a necessidade de aves mais resistentes à bactéria cresce cada vez mais.

Ao menos cem sorotipos incluídos na espécie entérica e subespécie entérica merecem atenção redobrada por sua influência direta na saúde pública e animal.

Mas, além de antimicrobianos, o que mais pode ser feito para evitar que as aves sejam contaminadas pela bactéria, e evitar o efeito dominó causado pela contaminação?



Importância de um bom gerenciamento

Tão importante quanto o cuidado com as galinhas que permanecem no local e sua alimentação, a produção de carne de frango deve começar já com os pintinhos livres de Salmonella, incluindo as fazendas de criação, incubatórios, e sua alimentação. 

 

Métodos tradicionais e suas limitações

Muitos  laboratórios de análises utilizam métodos tradicionais de cultivo para mostrar a contaminação de bactérias em alimentos. Esses métodos, porém, são extremamente trabalhosos, requerendo um tempo considerável para a entrega dos resultados.



Método FGene para identificação de Salmonella

Sempre querendo sempre levar praticidade para a indústria de alimentos, a Neoprospecta desenvolveu o Método FGene SLM, que se baseia em uma tecnologia de biologia molecular para identificação da presença e ausência de Salmonella spp. em três dias de análise, com a segurança de que o microrganismo-alvo foi detectado mesmo quando presente em baixos níveis de contaminação.