1. Saúde

Remédios “vivos”

Evolutivamente, comunidades microbianas coexistem em associação com plantas, animais e humanos. Diversos estudos já demonstraram que a alteração da composição da microbiota (disbiose) está relacionada com condições de perda de saúde, tais como a Doença inflamatória intestinal (DII), Diabetes tipo 2 e Obesidade. Os tratamentos com produtos bioterapêuticos “vivos”, ou seja, contendo bactérias ou  outros organismos vivos, podem restaurar produtos ou atividades microbianas em indivíduos afetados. Este artigo de revisão apresenta essa nova linha de terapia que está sendo desenvolvida como alternativa para o tratamento de doenças e condições que afetam uma grande parcela da população.

The contribution of microbial biotechnology to sustainable development goals: microbiome therapies

Microbial Biotechnology

Link: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1751-7915.12752/epdf

 

Comunicação via microRNAs

Estudos recentes apontam que o microbioma intestinal é um modulador-chave da expressão gênica do hospedeiro, impactando funções importantes, tais como a resposta imune inata. Esta comunicação pode ocorrer, em parte, através de microRNAs, que são pequenas moléculas de RNA não codificantes de 18-25 nucleotídeos. Neste estudo, os pesquisadores apresentam o estado da arte relativo a essa comunicação e sua relação com doenças intestinais e exposição a substâncias tóxicas.

MicroRNAs-Based Inter-Domain Communication between the Host and Members of the Gut Microbiome

Frontiers in Microbiology

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmicb.2017.01896/full

 

Lactobacilos: os donos do ambiente

O microbioma vaginal humano apresenta um perfil único e distinto: mais de 70% de bactérias do gênero Lactobacillus, frente a 1% em outros mamíferos. A abundância de bactérias desta espécie na vagina humana cria um ambiente com pH mais baixo, que possivelmente protege contra infecções. Algumas das possíveis razões levantadas para este fato são a fisiologia reprodutiva distinta dos seres humanos, alto risco de doenças sexualmente transmissíveis e alto risco de complicações microbianas ligadas à gravidez e nascimento. O presente estudo analisa dados e busca entender melhor as possíveis causas deste perfil microbiano distinto.

Lactobacilli Dominance and Vaginal pH: Why Is the Human Vaginal Microbiome Unique?

Frontiers in Microbiology

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmicb.2016.01936/full

 

2. Alimentos

Leveduras e queijo: uma relação de amor

O queijo Serpa é proveniente da região com mesmo nome, em Portugal, e possui  Denominação de Origem Protegida (DOP). É feito com leite de ovelha e apresenta-se como uma pasta semi-mole e amanteigada. Este artigo apresenta uma investigação das leveduras presentes durante o amadurecimento do queijo, tanto em produtos DOP como DOP não registrados. As estratégias escolhidas para análise foram contagem de colônias, PCR-RFLP e sequenciamento do gene 26S rRNA, que permitiram descobrir as leveduras envolvidas na produção deste queijo.

Yeast community in traditional Portuguese Serpa cheese by culture-dependent and -independent DNA approaches

International Journal of Food Microbiology

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168160517304014


“Ômicas” na indústria láctea

A fermentação de produtos lácteos, processo bioquímico que ajuda na preservação de alimentos e confere características organolépticas, pode ser realizada por uma microbiota muito variada. As atuais técnicas “ômicas”, como a metagenômica, são utilizadas para descobrir a composição e funcionalidade dos microrganismos fermentadores. Neste artigo, os pesquisadores revisaram a aplicação destas ferramentas no estudo de produtos lácteos sob a perspectiva da diversidade genética, funcionalidade e sucessão dos microrganismos presentes.

Novel insights into the microbiology of fermented dairy foods

Current Opinion in Biotechnology

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0958166917301027

 

3. Ambiental

Entendendo o impacto da contaminação por metais

Durante um século, a empresa metalúrgica MetalEurop liberou resíduos contendo metais diretamente no rio francês “la DeÛle”, causando um aumento de até 30 vezes na contaminação de sedimentos em relação à áreas não poluídas do rio. Sabe-se que a contaminação por metais pode gerar graves problemas de biotoxicidade e bioacumulação, afetando o ecossistema do local. Este estudo utiliza técnicas de sequenciamento de DNA e RNA a fim de investigar a situação do microbioma procariótico do rio, em locais contaminados e não contaminados.

Long-term industrial metal contamination unexpectedly shaped diversity and activity response of sediment microbiome

Journal of Hazardous Materials

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304389417307367