A biologia molecular se tornou uma ferramenta de grande valor para análises de identificação, diferenciação e autenticidade nas diferentes matérias-primas cuja finalidade é a produção de alimentos processados, por ser considerada específica e segura devido a maior resistência do DNA diante das diversas etapas de produção em que o alimento pode ser submetido – muitas vezes – a processos térmicos e fermentativos.

Através da identificação das matérias-primas que compõem os alimentos é possível obter a determinação da autenticidade e assim evitar possíveis fraudes destes produtos.

 

Alguns casos de fraude

Anos atrás na Europa, um grande escândalo revelando a presença de carne de cavalo em produtos bovinos, foi amplamente divulgado e serve como um exemplo claro da possibilidade de fraude em qualquer produto, mesmo que orgânico. No mesmo incidente, também foi identificado DNA de porco em grande parte dos produtos identificados como bovino.

Outro exemplo de fraude envolve produtos medicinais à base de ervas (ex. fitoterápicos e suplementos), onde as matérias-primas vegetais são alteradas – acidentalmente ou não – por outras de menor valor.

Até mesmo produtos livres de trigo, por exemplo, podem ser avaliados com base nas sequências de DNA encontradas na amostra.

A análise de DNA de alimentos é uma ferramenta importante para identificação da composição de produtos, revelando os ingredientes animais ou vegetais que compõem os mesmos e auxiliando no rastreamento de possíveis fraudes e adulterações.

Diversos estudos, utilizando sequenciamento de DNA, retratam bem este cenário de detecção de fraude.

 

A biologia molecular auxilia na detecção de fraudes em alimentos de todas as categorias?

Sim, a biologia molecular auxilia na revelação de fraudes em carne de origem bovina, suína, caprina, pescados, grãos, cereais e leite por oferecer:

  • Análises de várias matérias-primas de uma só vez;
  • Avaliação da qualidade higiênico-sanitária;
  • Baixos índices de resultados falso-positivo e falso-negativo;
  • Detecção, identificação e diferenciação da espécie animal;
  • Detecção da espécie animal em misturas de ossos e carnes;
  • Comprovação da autenticidade molecular da matéria-prima;
  • Identificação de matérias-primas transgênicas e com OGMs (Organismos Geneticamente Modificados).

Abaixo indicamos a leitura de casos em que a biologia molecular foi imprescindível na identificação de fraudes provenientes em matérias-primas no Brasil:

  • Detecção de transgênicos em alimentos utilizando a técnica multiplex-PCR;
  • Detecção da substituição de espécies de sardinhas comercializadas no estado do Rio de Janeiro por técnicas moleculares e avaliação nutricional;
  • Identificação da espécie animal em amostras de carne através da reação em cadeia pela polimerase: o método de controle de fraudes em alimentos;
  • Mozzarella de búfula no mercado varejista de São Paulo: avaliação da qualidade sanitária e da autenticidade do queijo.

Assim, a biologia molecular assegura que a aquisição realizada pelo comprador da matéria-prima foi efetivamente cumprida de acordo com as exigências especificadas no pedido da compra e consequentemente fornece ao consumidor final o produto em conformidade com a sua escolha.

 

Referências

DNA barcoding: an efficient tool to overcome authentication challenges in the herbal market. Priyanka Mishra et al, Plant Biotechnology Journal (2016) 14, pp. 8–21. doi: 10.1111/pbi.12419

 

DNA barcoding detects contamination and substitution in North American herbal products. Steven G Newmaster et al., BMC Medicine (2013) 11:222. DOI: 10.1186/1741-7015-11-222

 

Authentication of medicinal plants by DNA markers. Showkat Hussain Gani et al, Plant Gene Volume 4, December (2015) 83–99. 10.1016/j.plgene.2015.10.002

 

DNA Barcoding as a Molecular Tool to Track Down Mislabeling and Food Piracy. Gianni Barcaccia et al., Diversity (2016) 8, 2; doi:10.3390/d8010002

 

Advances in DNA metabarcoding for food and wildlife forensic species identification. Martijn Staats et al., Anal Bioanal Chem. (2016) 408: 4615–4630 10.1007/s00216-016-9595-8

 

Horsemeat scandal: the essential guide. Felicity Lawrence, The Guardian 15 February 2013

 

BRUGNANO, F. M. L. Identificação da espécie animal em amostras de carne através da reação em cadeia pela polimerase: o método de controle de fraudes em alimentos. Universidade de São Paulo. 2010.

 

COSTA, T. E. M. M. Detecção de transgênicos em alimentos utilizando a técnica multiplex-PCR. Fundação Oswaldo Cruz. 2008.

 

SOUZA, G. O. Mozzarella de búfula no mercado varejista de São Paulo: avaliação da qualidade sanitária e da autenticidade do queijo. Universidade Estadual de São Paulo, 2015.

 

LEONARDO, R. Detecção da substituição de espécies de sardinhas comercializadas no estado do Rio de Janeiro por técnicas moleculares e avaliação nutricional. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.