A formação de esporos é um mecanismo de sobrevivência das bactérias e fungos quando estão sob condições extremas.

A esporulação é um mecanismo de sobrevivência das bactérias e fungos quando estão sob condições extremas, e tal mecanismo, dificulta os procedimentos padrões de higienização.

Além do artifício da esporulação, os microrganismos podem contaminar equipamentos e alimentos por meio da formação de matrizes de comunidades microbianas, que secretam substâncias poliméricas de adesão e formam superfícies de contato conhecidas como biofilmes.

Abaixo, alguns tópicos sobre esse problema na indústria de alimentos:

 

Esporos: Detecção e alguns métodos de sanitização

 

Contagens acima de 105 UFC (unidades formadoras de colônia) para cada centímetro quadrado já caracterizam a presença dessa matriz microbiana.

Embora a utilização da autoclave seja mais indicada, existem sanitizantes que auxiliam na eliminação de esporos de alguns microrganismos, como o Ácido Peracético (PAA), que rompe ligações químicas na estrutura da membrana celular.

É utilizado em pH baixo e tem sua ação reduzida quando o pH se aproxima de 7,0.

Como são compostos majoritariamente por ácido acético e água, os agentes à base de PAA degradam-se mais facilmente na natureza.

 

Esporos bacterianos na indústria: Prevenir é a melhor estratégia

 

A prevenção de contaminantes formadores de esporos e resistentes à higienização, pode ser feita com boas estratégias de desinfecção e sanitização, seguindo as legislações vigentes para cada setor.

A implantação de boas práticas, detecção, rastreabilidade, treinamento dos funcionários e higienização constante são os melhores métodos para evitar a permanência de agentes contaminantes na indústria de alimentos.

Para saber mais sobre contaminação, prevenção e métodos de detecção, acesse nosso E-book aqui.

 

Referências

 

ANDRADE, N.J. Higiene na indústria de alimentos: avaliação e controle da adesão e formação de iofilmes bacterianos. São Paulo. Varela, 2008. 412p.

CHMIELEWSKI, R.A.N. and FRANK, J.F. (2003), Biofilm Formation and Control in Food Processing Facilities. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, 2: 22–32. doi:10.1111/j.1541-4337.2003.tb00012.x

Food Safety Brazil. Sanitização e Desinfecção: diferenças, benefícios, cuidados e os principais químicos.

IMMIG, J. O. Higienização na Indústria de Alimentos. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Veterinária. Curso de Medicina Veterinária. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2013.

MARCHAND, S., DE BLOCK, J., DE JONGHE, V., COOREVITS, A., HEYNDRICKX, M. and HERMAN, L. (2012), Biofilm Formation in Milk Production and Processing Environments; Influence on Milk Quality and Safety. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, 11: 133–147. doi:10.1111/j.1541-4337.2011.00183.x

OLIVEIRA, M. M. M.; BRUGNERA, D. F.; PICCOLI, R.H. Biofilmes em indústrias de laticínios: aspectos gerais e uso de óleos essenciais como nova alternativa de controle. Revista do Institudo de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, v.68, n. 390, p. 65-73, Jan/Fev.2013.