Todas as empresas devem se preparar e refletir sobre o que pode acontecer durante o período de pandemia do coronavírus. Os serviços essenciais precisarão se adaptar rapidamente em caso de redução do quadro de funcionários, atrasos no fornecimento de matérias-primas, mudanças de demanda, dificuldades na distribuição e outros cenários comuns em situações de calamidade. 

 

Planejamento

Recomenda-se estabelecer, o quanto antes, um conjunto de “pontos de gatilho” que podem ser ativados à medida que a pandemia se espalha. Cada ponto de gatilho necessita possuir listas de verificação bem definidas com claras responsabilidades. A Associação das Indústrias de Alimentos dos Estados Unidos elaborou um guia, traduzido pela equipe FoodSafetyBrazil, que pode auxiliar na elaboração deste planejamento (Coronavirus and Pandemic Preparedness for the Food Industry – FIA).

 

Treinamento

Uma das medidas principais é o treinamento de funcionários para identificação de sintomas e afastamento imediato em caso de suspeita, ou ainda, de suspeita de habitantes do mesmo lar. Essa medida protege as equipes de trabalho, uma vez que, caso um funcionário seja positivo para COVID-19, todas as pessoas com quem tem contato direto deverão ser colocadas em quarentena, impactando o quadro da empresa.

Além disso, a análise em relação às tarefas “essenciais” e “não essenciais” durante a pandemia permitirá gerenciar o trabalho de forma apropriada. O Controle de Qualidade envolve atividades imprescindíveis à Segurança dos Alimentos e à prevenção de perdas econômicas. Para planejar as atividades do setor, considere a capacitação cruzada entre funcionários, de modo que toda a equipe esteja preparada para executar as tarefas essenciais. 

 

Prioridades

Caso o quadro de funcionários reduza drasticamente, organize as análises de controle por prioridade. Por exemplo, os controles de matérias-primas podem ser realizados apenas nos lotes que devem entrar em produção, enquanto os demais podem aguardar em estoque. Entretanto, é importante lembrar que durante o período de pandemia, as indústrias continuam suscetíveis a problemas comuns de contaminação e surtos por outros microrganismos. Enquanto possível, mantenha a máxima atenção no controle de qualidade para que a produção não seja impactada.

 

A Neoprospecta permanecerá à disposição para delinear estratégias de controle e mitigação em conjunto. Converse com os nossos especialistas!

 

Fontes consultadas:
The Food Industry Association 
FoodSafetyBrazil