O trabalho da Neoprospecta consiste em gerar conhecimento estratégico para a tomada de decisão em indústrias de alimentos com foco em food safety e shelf-life.

Entregamos esse conhecimento unindo ferramentas moleculares, (sequenciamento de dna, pcr, etc), ferramentas computacionais (bioinformática, bioestatística) e consultoria técnica.

O foco é sempre gerar um resultado prático para nossos clientes, a partir do conhecimento gerado, como por exemplo, redução de SAC, taxa de contaminações de produtos, etc.

 

Na prática …

Há algum tempo um cliente que exporta carne de frango para outros país, nos procurou tentando entender as principais causas de contaminação por Salmonella e formas de evitar a contaminação no produto final.

A primeira etapa do projeto foi fazer uma rastreabilidade de ponta a ponta, coletando amostras desde as camas aviárias, passando pelas etapas de processamento do frango na indústria, até o produto final.

Utilizamos duas abordagens analíticas, o diagnóstico microbiológico digital e a sorotipagem molecular, para gerar as seguintes entregas:

  • i) Mapeamento dos principais pontos críticos de contaminação;
  • ii) análise das sorovariedades de Salmonella;
  • iii) análise de clonalidade dos isolados de salmonella;
  • iv) identificação das formas de disseminação de salmonella e contaminação no produto final.

 

Utilizando ferramentas computacionais, um consultor técnico interpretou todos os resultados gerados e elaborou um relatório técnico com foco em otimização dos processos.

 

Metodologia utilizada

Todos os resultados, foram liberados em um software para gestão de riscos e gerenciamento de dados microbiológicos.

Diagnóstico microbiológico digital (DMD): O DMD utiliza o sequenciamento de DNA de nova geração a partir de marcadores moleculares específicos e permite a identificação de comunidades de microrganismos como bactérias e fungos.

Sorotipagem molecular: A sorotipagem molecular utiliza o sequenciamento completo de genomas bacterianos, abordagem shotgun, para identificar sorovariedades, mecanismos de resistência e relação de clonalidade entre diferentes isolados.

 

Mapa de risco

 

O mapa de risco mostra os principais pontos de riscos. Quanto maior e mais intenso o círculo vermelho, maior a frequência de bactérias naquele ponto.

 

 

O que concluímos a partir dos dados gerados?

A partir dos resultados obtidos com as análises de rastreabilidade foi possível observar uma prevalência de quatro famílias de bactérias: Aeromonadaceae, Enterobacteriaceae, Moraxellaceae e Pseudomonadaceae.

Algumas espécies pertencentes a essas famílias e que foram identificadas são psicrotróficas e deteriorantes de produtos cárneos, que podem diminuir o shelf-life do produto final.

Foram identificados também pontos com maior carga microbiana, contendo espécies com potencial de formar biofilme, apontando que se deve dar atenção às práticas de higienização nesses locais. Ainda foi verificada a presença de Salmonella, subs enterica serovar Minnesota.

Ao longo do processo foi possível rastrear que o mesmo clone de Salmonella permanecia ao longo de todo o processo, sendo constatado que os frangos já vinham contaminados da granja, sendo necessárias ações tanto na granja como no processo produtivo.

 

 

Referências:

Ministério da Agricultura, José Pimenta. Gerente de Inteligência e Acesso a Mercados. A proteína animal brasileira em 2018: Desafios e Perspectivas.
http://www.agricultura.gov.br/assuntos/camaras-setoriais-tematicas/documentos/camaras-setoriais/aves-e-suinos/2018/36a-ro/abpa-aves-ovos-e-suinos.pdf

R, Filho. Antimicrobial susceptibility of Salmonella Gallinarum and Salmonella Pullorum isolated from ill poultry in Brazil., Cienc. Rural vol.46 no.3 Santa Maria May 2016

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde Nota técnica Anvisa – Salmonela em carne de frangoSérie A. Normas e Manuais Técnicos Série A. Normas e Manuais Técnicos.

Ministério da Agricultura http://www.agricultura.gov.br/assuntos/inspecao/produtos-animal/arquivos-publicacoes-dipoa/entenda-melhor-salmonela-em-carne-de-frango

Globo

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2018/10/04/unidade-da-jbs-nos-eua-anuncia-recolhimento-de-3-mil-toneladas-de-carne-por-suspeita-de-salmonela.ghtml

Exame

https://exame.abril.com.br/negocios/brf-faz-recall-voluntario-de-produtos-perdigao-por-risco-de-salmonella/