A Biologia Molecular como método de controle de fraude em matéria-prima

Para obtenção do produto de acordo com as exigências impostas pela legislação e pela escolha do consumidor é necessário o controle e manutenção de todas as etapas de produção e processo.

Fraudes acontecem de forma intencional com o objetivo de aumentar o rendimento da produção e consequentemente os lucros, ou de forma acidental através da compra de insumos que não foram verificados a autenticidade de sua origem. 

A biologia molecular se tornou uma ferramenta de grande valor para análises de identificação, diferenciação e autenticidade nas diferentes matérias-primas cuja finalidade é a produção de alimentos processados, por ser considerada específica e segura devido a maior resistência do DNA diante das diversas etapas de produção em que o alimento pode ser submetido – muitas vezes – a processos térmicos e fermentativos.

Através da identificação das matérias-primas que compõem os alimentos é possível obter a determinação da autenticidade e assim evitar possíveis fraudes destes produtos.

Para a realização desta autenticidade, técnicas imunológicas, de cromatografia gasosa e eletroforese capilar eram utilizadas, mas por não serem convenientes em análises de rotina – em virtude dos custos, grande tempo demandado de análises, complexidade de execução, nível mínimo de detecção e limitação destas técnicas diante das alterações sofridas pelas proteínas durante o processamento – foram substituídas pelos métodos moleculares.

 

A biologia molecular auxilia na detecção de fraudes em alimentos de todas as categorias?

Sim, a biologia molecular auxilia na revelação de fraudes em carne de origem bovina, suína, caprina, pescados, grãos, cereais e leite por oferecer:

  • Análises de várias matérias-primas de uma só vez;
  • Avaliação da qualidade higiênico-sanitária;
  • Baixos índices de resultados falso-positivo e falso-negativo;
  • Detecção, identificação e diferenciação da espécie animal;
  • Detecção da espécie animal em misturas de ossos e carnes;
  • Comprovação da autenticidade molecular da matéria-prima;
  • Identificação de matérias-primas transgênicas e com OGMs (Organismos Geneticamente Modificados).

Abaixo indicamos a leitura de casos em que a biologia molecular foi imprescindível na identificação de fraudes provenientes em matérias-primas no Brasil:

  • Detecção de transgênicos em alimentos utilizando a técnica multiplex-PCR;
  • Detecção da substituição de espécies de sardinhas comercializadas no estado do Rio de Janeiro por técnicas moleculares e avaliação nutricional;
  • Identificação da espécie animal em amostras de carne através da reação em cadeia pela polimerase: o método de controle de fraudes em alimentos;
  • Mozzarella de búfula no mercado varejista de São Paulo: avaliação da qualidade sanitária e da autenticidade do queijo.

Assim, a biologia molecular assegura que a aquisição realizada pelo comprador da matéria-prima foi efetivamente cumprida de acordo com as exigências especificadas no pedido da compra e consequentemente fornece ao consumidor final o produto em conformidade com a sua escolha.

Ficou com dúvida sobre o mecanismo de funcionamento da biologia molecular? Temos em nosso blog um post explicando certinho como é realizado o procedimento! clicar aqui.

 

REFERÊNCIAS

BRUGNANO, F. M. L. Identificação da espécie animal em amostras de carne através da reação em cadeia pela polimerase: o método de controle de fraudes em alimentos. Universidade de São Paulo. 2010.

COSTA, T. E. M. M. Detecção de transgênicos em alimentos utilizando a técnica multiplex-PCR. Fundação Oswaldo Cruz. 2008.

SOUZA, G. O. Mozzarella de búfula no mercado varejista de São Paulo: avaliação da qualidade sanitária e da autenticidade do queijo. Universidade Estadual de São Paulo, 2015.

LEONARDO, R. Detecção da substituição de espécies de sardinhas comercializadas no estado do Rio de Janeiro por técnicas moleculares e avaliação nutricional. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.