Os fungos são responsáveis pela produção de micotoxinas, que podem causar danos biológicos severos quando ingeridas.

Os gêneros dos fungos comumente associados a toxinas são Aspergillus, Penicillium e Fusarium.

Neste artigo entenderemos melhor a ação do fungo Aspergillus. Será que este gênero só se caracteriza como um formador de micotoxinas, sendo um vilão para a saúde? 

Aspergillus

Os fungos pertencentes ao gênero Aspergillus são fungos filamentosos oportunistas, cujo modo de contaminação é aéreo.

O Aspergillus fumigatus, é a espécie mais associada a doenças em humanos (67-73 %), devido este ser o fungo mais encontrado no ambiente hospitalar, seguido de A. flavus (10–16%) e A. niger (5–9%), que estão entre os representantes comuns do mofo, agravando reações alérgicas, bem como infecções locais e invasivas. Enquanto que o Aspergillus terreus representa apenas 3-4 % das infecções clínicas ocasionadas por fungos do gênero.

O Aspergillus terreus é frequentemente isolado de várias amostras ambientais, como solos, água, plantas e alimentos. Este fungo produz esporos que são facilmente dispersos na corrente de ar. Esta espécie é termotolerante, uma vez que o seu crescimento ótimo e máximo ocorre em temperaturas moderadas de 35-40 °C e 45-48 °C, respectivamente.

Devido a proliferação desse fungo ser pelo ar, milhões de esporos podem ser dissipados por meio das redes de ar condicionado ou outras instalações de ar, podendo assim levar a doenças causadas por Aspergillus, que são designadas coletivamente por aspergilose.

Embora algumas espécies de Aspergillus sejam reconhecidas como causadoras de doenças, de acordo com Li et al., 2022 cepas de Aspergillus nidulans, Aspergillus niger e Aspergillus oryzae são geralmente reconhecidas como seguras (GRAS) pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, atendendo aos requisitos de segurança humana para a produção industrial.

Aspergillus terreus, o mocinho da biotecnologia

Além disso, o Aspergillus terreus também é uma espécie que tem um importante valor econômico na biotecnologia. A sua excelente capacidade de fermentação possibilita que este seja aplicado na produção industrial do ácido itacônico e da droga hipolipemiante lovastatina.

O Aspergillus terreus também pode ser utilizado para outras funcionalidades dentro do setor farmacêutico, como:

↠Produção de nanopartículas de prata, utilizada na encapsulação de fármacos

↠Produção microbiana de ácido itacônico a partir de resíduos de alimentos amiláceos, atuando também de forma sustentável para o aproveitamento de um resíduo industrial

↠Produção de exopolissacarídeos com a atividade anticoagulante e citotóxica, podendo ser utilizado em medicamentos para pacientes que têm propensão a desenvolver trombos nos vasos sanguíneos.

Em geral, os fungos Aspergillus, que normalmente são os vilões no meio industrial, também podem ser os “mocinhos”, apresentando atividades biológicas proeminentes!

 

Identificação e caracterização de fungos

O avanço das técnicas moleculares tornou a metodologia mais fácil, acessível e de alto rendimento permitindo aos pesquisadores conhecerem melhor a estrutura populacional e funcional dos fungos em determinados nichos ecológicos. 

Uma alternativa para as indústrias e os grupos de pesquisas que desejam detectar fungos por biologia molecular é investir em laboratório com expertise nessas análises.

A Neoprospecta realiza análises de sequenciamento de DNA para a identificação e detecção de fungos em indústrias e laboratórios. Fungos estes, que como vimos neste artigo, podem ser um vilão ou mocinho para a produção de alimentos, fármacos e químicos. 

Saiba mais sobre as soluções da Neoprospecta. Clique AQUI e fale com um dos nossos especialistas.

 

Referências

Li, Q.; Lu, J.; Zhang, G.; Liu, S.; Zhou, J.; Du, G.; Chen, J.; Recent advances in the development of Aspergillus for protein production. Bioresource Technology. V. 348. 2022. DOI: 10.1016/j.biortech.2022.126768

Yari, T.; Vaghari, H.; Adibpour, M.; Jafarizadeh-Malmiri, H.; Berenjian, A.; Potential application of Aspergillus terreus, as a biofactory, in extracellular fabrication of silver nanoparticles. Fuel. V. 308, 2022.

Amer, M.S.; Zaghloul, E.H.; Ibrahim, M.I.A.; Characterization of exopolysaccharide produced from marine-derived Aspergillus terreus SEI with prominent biological activities. The Egyptian Journal of Aquatic Research. V.46 (4), P.363-369, 2020.

Ranjbar, R.; Ardakani, M.; Mehrabi-Koushki, M.; kazeminezhad, I.; Identification of Toxigenic Aspergillus Species from Rice of Khuzestan and Mycotoxins in Imported Cereals. Iranian Journal of Medical Microbiology. V.13, P. 355-373, 2019.