Saúde

 

Ciência da nutrição: dietas mais efetivas

A mudança de estilo de vida ocorrida no século passado levou a uma alteração do padrão de dieta dos indivíduos, com aumento de produtos industrializados, comidas ricas em gordura e etc. Recentemente, também se observa um aumento na ocorrência de doenças metabólicas, tais como diabetes tipo 2 e esteatose hepática. Buscando melhorar a qualidade nutricional da alimentação, diversas dietas foram formuladas, porém os resultados variam muito de indivíduo para indivíduo, fato que evidencia a importância das características genômicas e da composição do microbioma intestinal de cada indivíduo. Este artigo discute a importância de analisar estes fatores para obter uma recomendação de nutrição personalizada e mais eficiente.

Towards utilization of the human genome and microbiome for personalized nutrition

Current Opinion in Biotechnology

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0958166917301441

 

Nova estratégia contra o câncer

O uso de inibidores de checkpoint imune, principalmente da proteína de morte celular programada (PD1) e seu ligante (PD-L1), representa um grande avanço no tratamento de câncer. No entanto, as respostas a este método são muito heterogêneas e pouco duradouras, o que indica influência de fatores do hospedeiro, como a composição do microbioma intestinal. Os autores desta pesquisa observaram que os pacientes que melhor responderam ao tratamento tinham maior diversidade alfa e abundância de bactérias benéficas, principalmente Ruminococcaceae e Faecalibacterium. Além disso, foram realizados outros ensaios para observar  se a melhora na resposta ao tratamento realmente ocorre pela ação das bactérias da microbiota. Essa descoberta abre portas para uma importante alternativa terapêutica: modular a composição do microbioma para aumentar a resposta a tratamentos de câncer.

Gut microbiome modulates response to anti–PD-1 immunotherapy in melanoma patients

Science

http://science.sciencemag.org/content/359/6371/97

 

Cosméticos, pele e microbioma

A pele humana apresenta uma composição microbiana bastante variada, devido aos diferentes microambientes existentes, como as glândulas sebáceas e os folículos pilosos. Em sua maioria, os microrganismos presentes são inofensivos ou comensais e tem papel essencial na inibição da colonização de patógenos. No entanto, o uso de cosméticos, antibióticos e outros produtos de higiene pessoal influenciam as características biofísicas da pele, podendo alterar a composição do microbioma. Este artigo analisa a variação da composição microbiana de acordo com o nível de hidratação da pele e com o uso de cosméticos básicos.

Effects of cosmetics on the skin microbiome of facial cheeks with different hydration levels

MicrobiologyOpen

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/mbo3.557/full

 

Alimentos

 

Mapeando patógenos

Um dos grandes desafios na produção de alimentos é evitar a contaminação microbiológica do produto final. Na indústria de laticínios, o patógeno Listeria monocytogenes possui grande importância, já que persiste no ambiente, em locais como equipamentos e utensílios. A fim de garantir a segurança alimentar, técnicas como sequenciamento do gene de RNA ribossomal 16S são utilizadas para investigar as bactérias presentes no ambiente de plantas industriais e auxilia na identificação de pontos de risco. O presente estudo verificou a aplicabilidade deste método na indústria de laticínios, comparando métodos de amostragem e extração de DNA.

Influence of sampling and DNA extraction on 16S rRNA gene amplicon sequencing – Comparison of the bacterial community between two food processing plants

LWT- Food Science and Technology

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0023643817309210

 

Tecnologia a favor da segurança alimentar

Recentemente, surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA) foram reportadas em produtos frescos, tais como alface romana contaminada com Escherichia coli produtora de toxina Shiga (STEC) nos Estados Unidos em 2011. Estes casos chamam atenção para a necessidade de monitorar o microbioma associado aos vegetais frescos, a fim de identificar contaminações precocemente. O sequenciamento de marcadores de DNA é uma excelente opção para este fim, já que permite a identificação de forma específica e não demanda etapas de crescimento em laboratório. Neste estudo, os pesquisadores sequenciaram o marcador do gene de RNA ribossomal 16S do microbioma associado a couve chinesa, a fim de caracterizar as bactérias presentes, identificando possíveis patógenos.

Metagenomic Approach to Identifying Foodborne Pathogens on Chinese cabbage

Journal of Microbiology and Biotechnology

http://www.jmb.or.kr/journal/viewJournal.html?doi=10.4014/jmb.1710.10021