Temos um ótimo motivo para fazermos este blog post: o depoimento de um dos nossos clientes nos abriu os olhos para este problema que é, muitas vezes, recorrente.
Como conscientizar a alta direção a investir na adequação dos processos?
Entendemos dos altos custos que uma indústria de alimentos, ou serviço de alimentação, possuem. Estamos diariamente lidando com objeções de clientes nos falando do alto preço para adequação dos processos, do orçamento não disponível no momento, do custo de treinamento continuado dos colaboradores, da compra ou produção de novos equipamentos para atender demandas, de correções em insumos ou matérias-primas, de novos produtos para higienização ou sanitização… Enfim, são inúmeros gastos diários, semanais e mensais em uma empresa para que se produza ou manipule alimentos de forma segura.
Case de Sucesso
Por isso, apresentamos agora um case de sucesso de uma indústria de refrigerantes em que fizemos todo o contato e negociação com o supervisor do controle de qualidade [Assista aqui o webinar que gerou este case].
Enviamos algumas análises gratuitas como demonstração de que os nossos serviços os ajudariam a resolver o problema que eles tinham: uma reclamação via SAC sobre manchas (supostamente algas) nas embalagens retornáveis de água mineral, produto que a empresa envaza e distribui.
Após estudada, testada e validada a metodologia de coleta, foi realizada outra amostragem piloto envolvendo o processo de higienização dos galões. Entre as amostras estavam o galão inicial (antes da higienização), os sanitizantes utilizados no processo e a água utilizada para envase. Outro processo que precisou ser otimizado foi a forma de coleta, isso porque alguns sanitizantes influenciaram o processo de extração das amostras, inibindo reações e inviabilizando os resultados.
Durante essa etapa de validação e subsequentes análises, várias reuniões entre o Sucesso do Cliente da Neoprospecta e o controle de qualidade da empresa, foram realizadas.
Os resultados
De posse dos resultados das primeiras análises, o supervisor do controle de qualidade resolveu apresentar o resultado, exposto em uma plataforma de fácil visualização, para os funcionários de chão de fábrica, pois estes apresentavam maiores dificuldades em entender as mudanças e os que seriam mais afetados na sua jornada de trabalho. Todos toparam fazer parte das melhorias, que envolveria pelo menos uma parada semanal na produção, além de treinamentos e horas extras de trabalho para a adequação.
Depois do chão de fábrica já envolvido com as melhorias era hora do maior desafio do controle de qualidade: passar esta informação para a alta direção e ter todos os orçamentos e custos de adequação aprovados.
Convencendo a alta direção
Com a mesma plataforma de visualização de resultados que foi apresentada para o pessoal da produção, foi mostrado aos diretores e explicado o motivo dos gastos que teriam. Porém, poderiam mostrar posterior às mudanças, que o investimento traria retornos muito maiores, por um lado, a melhoria dos processos em si, por outro, por evitar contaminações ou novas reclamações por SAC.
A plataforma
Esta é a Plataforma Neobiome, com diversas ferramentas para visualização dos resultados. A primeira imagem representa o Perfil Microbiológico, com todos os microrganismos encontrados nas coletas feitas (os resultados da imagem são meramente ilustrativos).
A segunda imagem mostra um microrganismo de interesse selecionado para mostrar todos os pontos onde foi encontrado (os resultados da imagem são meramente ilustrativos).
A imagem abaixo representa o Perfil Genético, onde se pode confirmar se o microrganismo encontrado no produto final é geneticamente idêntico (mesma cepa) ao encontrado ao longo do processo de produção (os resultados da imagem são meramente ilustrativos):
Esta imagem representa o Mapa de Risco, em que mostramos de forma quantitativa os microrganismos encontrados plotados na planta baixa da indústria, onde a maior concentração de microrganismos é representado pelas manchas maiores e mais vermelhas (os resultados da imagem são meramente ilustrativos):
A direção da indústria apostou no projeto do controle de qualidade e resolveu arcar com os custos, com o intuito de garantir a segurança dos produtos oferecidos aos seus clientes e ainda concordaram com um posterior projeto de monitoramento para manter a qualidade.
As adequações trouxeram resultados muito positivos e confirmaram que o investimento traria retorno.
A conclusão
A conclusão que podemos tirar deste case de sucesso é a importância de vendermos nosso projeto a todas as áreas da empresa, já que visa a melhoria como um todo. Quanto mais espalharmos nossas intenções de melhoria para todas as áreas da empresa, maior é a nossa chance de sucesso!
Gostou do nosso case de sucesso? Quer ser mais um bom exemplo? Precisa de ajuda para conseguir convencer a alta direção da sua empresa que seu processo precisa de melhorias?
Entre em contato com nossos especialistas e veja como podemos lhe ajudar com nossas soluções!
Sobre a autora: Denise Faccin é bióloga, mestre em biologia vegetal e atualmente é responsável pelo Inbound Marketing da área de alimentos da Neoprospecta.