O Mapa de Risco é uma das ferramentas da Plataforma Neobiome que, aliado ao perfil genético e perfil microbiológico, ilustra de maneira didática e empírica o resultado de um diagnóstico microbiológico completo feito no ambiente estudado.

O Mapa de Risco mostra, em forma de mapa de calor sobreposta à planta baixa da instituição a ser estudada, de forma quantitativa, os micro-organismos envolvidos naquele ambiente no momento da coleta. O objetivo desta ferramenta é monitorar a qualidade microbiológica do ambiente (microbioma), identificar pontos de risco e mapear falhas em processos.

Materializando informações intangíveis, esta ferramenta torna possível que os colaboradores se vejam dentro dos seus respectivos processos e percebam de que forma podem contribuir para evitar contaminações e manter a qualidade operacional. Pode ser utilizado tanto em instituições de saúde para saber onde está a falha no processo de higienização das mãos, por exemplo, e assim poder corrigir com ações educacionais direcionadas no setor contaminado, quanto para indústria de alimentos, descobrindo onde estão concentrados os micro-organismos patogênicos com maiores chances de ocorrência de contaminação.

Veja no exemplo abaixo um Mapa de Risco de uma das unidades de um hospital:

mapa de risco

Quanto maior a intensidade da coloração, maior a ocorrência de micro-organismos patogênicos e maior o risco de contaminação na área.

Para exemplificar a importância do Mapa de Risco e as soluções que essa inovadora ferramenta proporciona, apresentamos uma entrevista realizada com a enfermeira Renata da Silva Laurett, da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do Hospital Municipal São José, Joinville, SC, após a utilização das soluções da Neoprospecta em um caso de surto de KPC (Klebsiella pneumoniae).

Confira abaixo alguns trechos da entrevista:

Você está tendo problemas com contaminação? Quer saber se possui falhas nos processos? Quer maior adesão às ações educacionais na sua instituição? Clique aqui e agende uma conversa com um de nossos especialistas. Com certeza a Neoprospecta será a solução mais completa!

Assista nosso webinar para entender melhor a Plataforma Neobiome, o Mapa de Risco, o sequenciamento de nova geração e como todas estas ferramentas ajudam no controle de IRAS.

Veja este vídeo e muitos outros no nosso Canal do Youtube!